Solicitamos o preencgimento deste formulário de recolha de dados dos antigos alunos, para apreciação:
https://forms.gle/omn8iDvayGRV84fB6
Agradecemos a colaboração
A celebração da Semana Polar Primavera 2025_Carvalhos foi uma oportunidade didática de sensibilização da comunidade educativa para a grande conexão entre as regiões polares onde o ser humano não habita mas que, regulam e são reguladas em grande medida pela atividade do ser humano.
Com a colaboração do Instituto de Educação e Cidadania utilizámos como mote a Exposição fotográfica de 22 painéis com imagens impactantes da Investigação científica de portugueses e da Biodiversidade na Antártida e convidámos uma cientista polar do Ártico para partilhar em 3 sessões, lotadas do nosso Auditório, os resultados das suas expedições aos mares do Círculo Polar Ártico e estação científica Ny-Alesund, Svalbard, Noruega .
Como não poderia deixar de ser, o tópico do aquecimento global e degelo foram amplamente focados e nas aulas práticas demonstrados os diferentes impactes ambientais do degelo de icebergues vs. glaciares, tendo os alunos realizado a posteriori pesquisas e realizados jogos temáticos de Kahoot©.
Portais
Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) – Pré-Requisitos
.................................................................................
Calendário Exames Nacionais Link da calendarização
Inscrição Eletrónica em Provas e Exames 2025 (1.ª Fase: de 6 a 19 de março de 2025 / 2.ª Fase: de 15 a 16 de julho de 2025)
................................................................................
LEGISLAÇÃO / INFORMAÇÕES GERAIS
Provas de Avaliação Externa – Informação-Prova Geral
Guia Geral de Exames 2025
NORMA 01/JNE/2025 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
GUIA PARA APLICAÇÃO DE ADAPTAÇÕES NA REALIZAÇÃO DE PROVAS E EXAMES
Despacho Normativo n.º 2-A/2025
.........................................................................
Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Socia – 2024/2025
Lista exemplificativa de calculadoras (ver)
Utilização da calculadora (ver)
1. Download - Ligações para o instalador da aplicação, de acordo com o Sistema Operativo:
Windows: https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE-0.0.11.exe (176 MB)
Linux: https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE-0.0.11.AppImage (185 MB)
macOS: https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE-0.0.11.dmg (192 MB)
IOS: https://apps.apple.com/pt/app/intuitivo/id6449191657
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.intuititvo.mobileApp&hl=pt_PT&gl=US
2. Instalar a app - manual
Disponibilizamos manuais de instalação da aplicação.
3. Calendarização
*As marcações são efetuadas exclusivamente através de contacto telefónico.
Para o Pessoal Docente, Pessoal Não Docente, Alunos/as, Pais e Encarregados/as de Educação, Entidades e os demais.
Neste período especial, queremos expressar o nosso profundo reconhecimento por tudo o que construímos juntos ao longo do ano. Cada desafio superado, cada conquista celebrada e cada gesto de união demonstram a força e a dedicação que tornam este agrupamento tão único.
Que o Natal nos inspire a continuar a partilhar valores de solidariedade, empatia e esperança, iluminando o caminho para um novo ano cheio de realizações e paz.
Desejamos a todos um Natal muito feliz, cheio de momentos de alegria junto de quem mais importa, e um próspero Ano Novo repleto de novas oportunidades e sonhos realizados.
Com os melhores votos,
A Equipa da Direção do Agrupamento de Escolas de Carvalhos
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as previsões meteorológicas apontam para a continuação de tempo frio e seco.
Para se proteger dos efeitos negativos do frio na saúde, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda:
• evitar a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura;
• manter o corpo quente, utilizando várias camadas de roupa, adaptada à temperatura ambiente;
• proteger as extremidades do corpo, utilizando luvas, gorro, cachecol, meias quentes e calçado quente e antiderrapante;
• manter a hidratação, ingerindo sopas e bebidas quentes e evitando o consumo de álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor;
• prestar atenção aos grupos mais vulneráveis (crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas em situação de sem abrigo);
• acautelar a prática de atividades no exterior (evitar esforços excessivos, utilizar vestuário adequado e prestar atenção às condições do piso para evitar quedas);
• seguir as recomendações do médico assistente, garantido a toma adequada da medicação para doenças crónicas.
Nas habitações:
• verificar o estado de funcionamento dos equipamentos de aquecimento;
• manter a casa quente, se utilizar braseiras ou lareiras, garantir uma adequada ventilação das habitações (renovação do ar);
• ter especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex.: braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte;
• evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar.
Na deslocação em viatura:
• adotar uma condução defensiva, uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo.
Para além das recomendações acima descritas, encontrará informação adicional em http://www.ipma.pt/ e https://prociv.gov.pt/pt/home/.