creditos

  imagem escola selo eqavet Símbolo AEC 

 logossuper amiga eco escolasselo ouro 2030 3 logos

 Veja o vídeo sobre o tema!

 

 No passado dia 18 de abril tivemos a segunda reunião do Conselho eco Escolas.
 Foi verificado as atividades já realizadas e as que ainda faltam. Assim sendo:
 
água 1   água 2 
        Reciclagem 1     Reciclagem 2
 
Tema Água 
No dia Mundial da Água foi enviado, via e-mail, à comunidade escolar um panfleto a apelar à poupança de água, 22 de março (em anexo).
Foi realizada a monitorização da água gasta pelo registo do contador.
A Coordenadora do programa ficou de enviar um e-mail à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia de forma a pedir a colocação de um reservatório de armazenamento de água pluviais em cada edifício.
Tema Resíduos
a maioria das ações que pretendíamos realizar já foram desenvolvidas, embora algumas continuem a ser trabalhadas até ao final do ano (reciclagem e reutilização de materiais).
O panfleto sobre este tema foi divulgado à comunidade educativa no Dia Internacional da Terra, 22 de abril (em anexo).
ficou decidido que, por motivos de segurança e falta de espaço adequado, não iremos proceder à recolha de pequenos eletrodomésticos. 
Tema Energia
Foi realizada a monitorização da energia gasta pelo registo do contador.
Ainda não pedido a substituição das lâmpada por lâmpadas de baixo consumo, embora quando veem fazer a substituição desta já são de baixo consumo.
Será enviado aos Encarregados de Educação, via e-mail, um panfleto a apelar à poupança de energia e a importância da utilização de energias renováveis.
Tema Espaços Exteriores
Os jardins têm sido cuidados e trabalhados.
A identificação das plantas está a ser desenvolvida nos dois edifícios. 
Foi constituída a horta biológica com plantação de diversas espécies oferecidas pela comunidade escolar e com a participação ativa de todos os alunos. Foi decidido continuar com esta atividade até ao final do ano letivo. 
Proposto a dinamização do espaço exterior com pintura de jogos no chão e a pinturas do branco de jardim e floreiras. A pintura dos bancos será realizada pelos alunos mais velhos e das floreiras pelos alunos mais novos. Para angariar tintas irá falar-se com a comunidade educativa.
Falta a colocação de bebedouros e comedouros para pássaros.
Tema Alimentação Saudável

Este tema foi trabalhado, principalmente, no Dia Mundial da Alimentação, contudo, esta a ser trabalhado todos os dias com os lanches e a hora da refeição.

Foi elaborado um panfleto á apelar a uma alimentação mais saudável e a importância da alimentação biológica que será enviado à comunidade educativa.

Falta construir um espantalho para “guardar” a nossa horta. 

Tema Mar

Os alunos do quarto ano iriam ao Oceanário de Lisboa no dia vinte e nove de maio.

Foi escrita uma carta dirigida ao Vereador do Ambiente a inquirir sobre campanhas de limpeza de praias para a comunidade escolar participar. Esta será enviada pela Coordenadora do projeto.

Em relação ao Projeto “O Mar começa aqui” irá ser pintada uma sarjeta nos diferentes edifícios pelos finalistas. Os restantes alunos farão decoração de algumas sarjetas existentes dentro do espaço escolar.

Dia Internacional da Terra foi celebrado com diversas atividades desenvolvidas pelas diferentes turmas e que, neste dia, foram apresentadas as frases do nosso Eco Código. O poster do Eco código está a ser elaborado e vai reunir todas estas frases.

Neste mesmo dia foi cantado o hino do Eco Escolas às catorze horas e trinta minutos. No dia três de maio no edifício do JI os meninos e meninas trariam as bicicletas, triciclo, trotinetes e skates para mostrar à comunidade que existem outros meios de transporte sem serem os carros. 

No dia 14 hasteamos a bandeira do Eco Escolas com a presença de todos os meninos e alunos, Professores, do Diretor, da Professora Valéria, do Presidente da Junta  de Freguesia e da D. Catarina.

Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) será celebrado com atividades ao ar livre, realçando a importância do ar puro para a saúde mental e física. Nesse dia iniciaremos a nossas pinturas.

As Brigadas verdes, na EB1, iniciaram atividade no dia 22 de abril. No JI já estavam em atividade. São uns elementos importantes na monitorização dos espaços. 

 

 Padlet Eco Escolas_EB1/JI de Mexedinho: https://padlet.com/Vanda1974/eco-escolas_eb1-ji-de-mexedinho-xeutotan0vfeswl4

 

A Escola Vai à Junta

O Presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo convidou os alunos e alunas das Escolas da Freguesia para participarem  na nova edição do projeto "A Escola vai à Junta - 2023/2024", com o tema "Projeto Social".

Os alunos da turma T4M juntaram-se e formaram várias listas para participarem. Os diferentes elementos das listas juntaram-se e decidiram quais seriam os temas a trabalhar.

Prepararam a sua campanha eleitoral com visita às turmas com a realização de uma "feira" na sala de aula. Para além do que iam falar aos colegas, construíram lembranças para todos/as através de dobragens, diferentes desenhos e reutilização de materiais.

A Escola vai à Junta

No dia 19 de fevereiro procedeu-se à votação e, após contagem, ganhou a lista B.

No dia 17 de abril, a lista vencedora irá ao salão nobre da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, para apresentar a proposta vencedora juntamente com as propostas das outras escolas. 

 

 

No dia 12 do corrente mês, os alunos do 4º ano da Escola Básica de Carvalhos foram à  Escola Básica Padre António Luís Moreira, entre as 14h e as 15h30.

Participaram na  atividade : EXPLORANDO O CÉREBRO: UMA VIAGEM ÀS DIFERENÇAS.
Nesta atividade, os alunos foram  convidados a participar em estações de aprendizagem interativas. Em cada estação tiveram  a oportunidade de descobrir como os cérebros funcionam de forma diferente e como isso se reflete na diversidade das pessoas.

neurociências
Os alunos  experimentaram diferentes estímulos sensoriais para compreender como cada pessoa percebe o mundo de forma única. Participaram em atividades que promoveram a empatia e compreensão das experiências de outras pessoas.


No final, tiveram a oportunidade de mostrar o que aprenderam sobre a diversidade cerebral através da arte. Esta atividade teve como objetivo fulcral promover a consciencialização e aceitação da neurodiversidade de uma forma envolvente e educativa.

 

No passado dia 22 de fevereiro todos os elementos da EB de Mexedinho a primeira reunião do Conselho eco Escolas.

ecoescolas logo1

Ficou definido que este ano iriamos abordar os seguintes temas: resíduos, água, energia, espaços exteriores, agricultura biológica, alimentação saudável e sustentável e o tema mar ( o qual tivemos uma fraca percentagem na auditoria ambiental).

Foi preenchido parte do Plano de Ação na nova App da plataforma Eco escolas (em anexo).

Para além destas resoluções foi proposto a inscrição nas atividades "O mar começa aqui" e "Poster Eco código". Neste último, os meninos ficaram de pensar numa frase que represente o que pretendemos desenvolver este ano letivo para mais tarde ilustramos.

Ficou definido que que:

P1M - Construção de um panfleto sobre a importância da água e o que fazer para poupar água. Este será divulgado à comunidade escolar por e-mail e colocado no padlet do Eco escolas (https://padlet.com/Vanda1974/eco-escolas_eb1-ji-de-mexedinho-xeutotan0vfeswl4)

T1M - Construção de um panfleto sobre a importância da alimentação saudável. Este será divulgado à comunidade escolar por e-mail e colocado no padlet do Eco escolas (https://padlet.com/Vanda1974/eco-escolas_eb1-ji-de-mexedinho-xeutotan0vfeswl4)

T2M - Construção de um panfleto sobre a importância da reciclagem e o como podemos fazer reciclagem em casa. Este será divulgado à comunidade escolar por e-mail e colocado no padlet do Eco escolas (https://padlet.com/Vanda1974/eco-escolas_eb1-ji-de-mexedinho-xeutotan0vfeswl4)

T3M - Construção de um panfleto sobre a importância da energias renováveis e o que fazer para poupar energia em casa. Este será divulgado à comunidade escolar por e-mail e colocado no padlet do Eco escolas (https://padlet.com/Vanda1974/eco-escolas_eb1-ji-de-mexedinho-xeutotan0vfeswl4)

T4M e P2M-Construção de placas identificadoras das espécies de plantas existentes no recreio da escola e na horta pedagógica

 

centro histórico   corpus christi

 

 

 

Viva o Carnaval!!

No dia 9 de fevereiro, os meninos e meninas da Escola Básica de Mexedinho, festejaram o Carnaval.

Os alunos vieram mascarados com diversas fantasias, entre as quais: palhaços, animais (gata, godzilla, ...) super-heróis ( Barman, Homem-aranha, Mulher Maravilha, Super-homem, ..) esqueleto, jogador de futebol, polícia, mosqueteiro, princesas, ninja, pirata, Arlequins e astronauta. 

Como o São Pedro não colaborou, não pudemos fazer o desfile na rua.Deste modo, a festa foi realizada no monobloco e nas salas onde havia pipocas, balões, música e palhaços a animar a festa, com muitos confetis. Na sala pintamos desenhos alusivos ao Carnaval, fizemos construções de palhaços e máscaras. 

Apesar da chuva foi um dia divertido, diferente, especial e muito bem passado. Para o ano há mais! 

Carnaval 2024

No passado dia 23 de janeiro os nossos reis e rainhas da EB de Mexedinho saíram à rua para cantar as janeiras. De manhã, percorrerem o meio envolvente com os mais pequeninos.

De tarde, os alunos mais velhos foram à Junta de Freguesia demonstrar os seus dotes musicais. Destacamos a receção aos alunos realizada pela Junta de Freguesia e peloo Lar de idosos de Pedroso.

Fomos muito bem acolhidos e acarinhados!!!

 Janeiras

Foi um dia muito divertido....

O EPE da EB Sr.ª do Monte participou no Projeto  Uma casa para um porquinho!

WhatsApp Image 2024 02 06 at 10.03.21

 

Resumo de uma sessão exoperimental na EB de Alheiras

ciencia alheiras

Ciência_Viva em Alheiras

CQ Qualifica
Educar e Inovar em Cultura
Projeto Cultural de Escolas - AEC
Projeto Cultural de Escola - PNA
Para PortuguÊs ver e aprender
Français SELF
Français SELF
CQ Qualifica
AEC English Corner