A participação nestes projetos permite que os alunos cumpram uma tarefa em que o objetivo final não seja a avaliação; possibilitam uma aprendizagem feita informalmente e de forma natural; promovem trocas de experiências, contacto com culturas diferentes e simultaneamente inspiram o sentido de responsabilidade e de respeito pela diferença.
Desde 1996 que o nosso agrupamento tem vindo a participar em diversos Projetos, nomeadamente, Comenius, Grundtvig, Acolhimento de Assistentes Comenius, agora integrados no ERASMUS +.
Os temas tratados e trabalhados estão relacionados quer com o mundo dos jovens – a comunicação, os meios tecnológicos, o mundo do trabalho, os tempos livres, quer com fenómenos de âmbito social, económico e político com que nos confrontamos na atualidade – a emigração, refugiados, estereótipos, etc….
Tanto as visitas de deslocação ao estrangeiro, como a receção de comitivas de outros países na nossa escola, são momentos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências diversas.
Para além disso, nos dias reservados ao intercâmbio é possibilitado aos alunos a frequência de aulas, a participação em workshops e a realização de visitas de estudo; estas atividades facilitam as aprendizagens de novos conceitos ou a consolidação de ideias previamente trabalhadas de forma intuitiva. A realização destas visitas é também enriquecedora para os restantes elementos da comunidade, nomeadamente , os pais dos alunos envolvidos, a comunidade escolar e a comunidade em geral pela possibilidade de conviver com pessoas com diferentes vivências, costumes, tradições, valores, entre outros.
Atualmente (ano letivo 2018/2019) estão a ser desenvolvidos 2 projetos no âmbito do Programa ERASMUS+, nomeadamente:
- o projeto Danse et Culture – Chemin vers la réussite , no qual está envolvido a turma do 7º A (PALM); participam escolas de França, Itália e Portugal
- o projeto Ecotourism: the future is now. Take responsibility, com os alunos do Clube ERASMUS +; participam escolas de Espanha, França, Eslovénia e Alemanha.
A coordenadora,
Maria Manuela Mendes