Proposta para o enquadramento da Secção Europeia em Língua Francesa (SELF) no Projeto Educativo do Agrupamento (PEA)
De acordo com a premissa de que no mundo atual temos cada vez mais necessidade de dominar várias línguas, a nossa escola decidiu iniciar no ano dois mil e treze/dois mil e catorze uma secção europeia em língua francesa (SELF), no sétimo ano. Trata-se de um trabalho interdisciplinar com a disciplina de Geografia (DNL), disciplina não linguística que deverá ser lecionada progressivamente em Francês, com a estreita colaboração do(a) professor(a) de Francês e terá a continuidade no oitavo e nono ano. No final do ciclo os alunos terão um certificado em língua Francesa.
As secções europeias funcionam de acordo com o estabelecido no Protocolo de Cooperação Educativa, assinado em dez de abril de dois mil e seis entre Portugal e França e nas orientações constantes do Documento Enquadrador das Secções Europeias de Língua Francesa, aprovado em três de julho de dois mil e seis e que confere um reforço de quarenta e cinco minutos, para desenvolvimento de conteúdos socioculturais, históricos e literários. As secções europeias inscrevem-se no contexto das diretivas europeias cujo principal objetivo é de promover a aprendizagem das línguas e a diversidade linguística. Aprender uma língua através de outras disciplinas é, deste modo, desenvolver uma identidade europeia e preparar-se para os desafios do mundo da mobilidade que os nossos alunos têm de enfrentar.
Os benefícios das secções europeias
Para os alunos:
· Os estudos provam que uma língua é aprendida mais rápida e eficazmente e com maior motivação se for utilizada na aquisição de saberes e saberes-fazer em outras disciplinas.
· Os alunos desenvolvem uma maior consciência plurilingue e aprendem outras línguas estrangeiras com mais facilidade.
· Os alunos adquirem uma maior abertura cultural, demonstrando mais facilidade ao nível dos contactos com pessoas de outros países e uma maior confiança e abertura.
· No plano profissional, os alunos estão preparados para enfrentar os novos desafios europeus.
· As secções europeias de língua francesa são uma via privilegiada para aceder a estudos universitários e mercados de trabalho em vários países.
Para os professores:
· Os professores têm alunos mais motivados e mais sensíveis à dimensão intercultural e europeia.
· O dispositivo permite aos professores valorizarem as suas competências específicas e serem inovadores e criativos na prática letiva.
· A implementação de uma secção europeia implica um trabalho de equipa fecundo e cria uma dinâmica pedagógica estimulante numa perspetiva de cooperação pedagógica interdisciplinar e mesmo internacional.
Para as escolas:
· Favorece a inovação pedagógica e confere às escolas uma dimensão europeia.
· Desenvolve um verdadeiro polo de competências em línguas.
· Confere às escolas uma imagem de modernidade e de abertura ao mundo exterior.
A turma envolvida no projeto SELF é o sétimo E.
Professora Coordenadora de Língua Francesa e a lecionar a turma: Fernanda Araújo
Professora da Disciplina Não Linguística (DNL) – Geografia: Manuela Mendes
Professoras colaboradoras no projeto: Etelvina Castro, Angelina Mota, Fátima Nunes.