PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 |1.º Período
PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 |2.º Período
PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 |3.º Período
Concretização em (dd/mm/aaaa) |
Atividade |
Objetivos / competências a desenvolver (no máximo três) |
Público-Alvo |
Professor(es) responsável(eis) |
Fontes do Orçamento(€) |
|
AEC |
Outras |
|||||
Quartas feiras à tarde. Ao longo do período. |
Torneios escola em movimento. |
- Proporcionar aos alunos que alcançaram os melhores resultados no torneio Escola em Movimento, um momento formal de reconhecimento do seu mérito. - Divulgar à comunidade escolar as equipas finalistas. _- Desenvolver o espírito de equipa e o fail-play como valores fundamentais do desporto. |
Alunos envolvidos |
Dr. Gabriel |
0 |
0 |
Sessões de ambientação on-line – de Março a Abril |
SuperTmatik Ciências Naturais |
- Fomentar o gosto pela aprendizagem das Ciências Naturais; - Contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de conhecimentos de ciências; - Promover o convívio entre Alunos, Professores e restante comunidade escolar. |
7.ºano |
Manuel Guerner Paula Guerner Joaquim Silva MªTeresa Pedrosa |
0 € |
0 |
Grande Final Online – de Abril a Maio |
SuperTmatik Ciências Naturais |
- Fomentar o gosto pela aprendizagem das Ciências Naturais; - Contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de conhecimentos de ciências; - Promover o convívio entre Alunos, Professores e restante comunidade escolar. |
7.ºano |
Manuel Guerner Paula Guerner Joaquim Silva MªTeresa Pedrosa |
0 € |
0 |
3º período 2015 |
- Visita de estudo à Casa da Imagem em Vila Nova de Gaia. |
- Reconhecer a importância da imagem na sociedade contemporânea; - Conhecer os diferentes meios de comunicação pela imagem; - Promover a comunicação social e cultural. |
Curso Profissional de de Design de Inter. e Exter. |
Joaquim Silva |
A definir |
|
3º período 2015 |
- Visita de Estudo ao Museu da Marioneta do Porto e a Casa da Animação do Porto |
- Conhecer diferentes meios de expressão artística relevantes para a infância; - Conhecer técnicas e tecnologias de comunicação; - Promover a comunicação social e cultural. |
Curso Profissional de Apoio a Infância |
Joaquim Silva |
A definir |
|
3º Período 2015 |
Realização no agrupamento de um espetáculo de marionetas com um grupo de teatro convidado |
- Conhecer o teatro para a infância e a sua interação com a criança |
Comunidade Educativa |
Joaquim Siva |
A definir |
|
2º Período 2015 |
Visita de estudo á Casa das Histórias – Paula Rego com Workshops em Cascais |
- Contactar diretamente com a arte contemporânea - Reconhecer o âmbito da arte contemporânea. - Refletir sobre o papel das manifestações culturais e do património. - Compreender o conceito de Museu e a sua relação com o conceito de Coleção. |
Alunos do 7º ano |
António Paiva José Tenrreiro Susana Perreira Paula Fidalgo em eventual interdisciplinaridade com História/outros |
A definir |
|
abril 2015 |
Concurso de Leitura |
- Desenvolver a capacidade de leitura em voz alta e da leitura expressiva. |
Alunos do 5.º e 6.º anos |
Anabela Pinho, Ana Maciel, Aníbal Sampaio, Elisabete Novo, Ermelinda Duarte, Fernanda Meneses, Júlia Queirós, Manuela Ferreira , em colaboração com a Biblioteca da Escola. |
0 |
0 |
Abril de 2015 |
Spelling Contest |
- Aplicar o vocabulário estudado - Aplicar o alfabeto inglês |
Alunos do 5.º ano |
Ana Maciel, Liliana Mendes, Fernanda Meneses e Ermelinda Duarte |
0 |
0€ |
Abril de 2015 |
Vocabulary Contest |
- Aplicar o vocabulário estudado |
Alunos do 6.º ano |
Liliana Mendes, Fernanda Meneses, José Sampaio e Manuela Ferreira |
0 |
0€ |
08/04/15 |
Reunião com EE - Acesso ao Ensino Superior |
- fornecer informações sobre o sistema de acesso ao ensino superior. |
EE de alunos de 12.º ano |
Filomena Almeida |
0 |
0 |
08-4-2015 Manhã/tarde. |
VI Meeting de Atletismo |
- Proporcionar aos alunos do Terceiro ciclo a vivência de uma prova de atletismo que envolve várias especialidades desta modalidade -Desenvolver o espírito de equipa assim como a auto superação uma vez que a prova individual pontua para a equipa. - Estimular a prática desportiva regular entre os jovens e criar hábitos de vida saudáveis. |
Alunos do agrupamento. |
Todos os docentes de Ed. Física do agrupamento. |
200€ |
|
8 e 9 abril 2015 |
Mostra Vocacional |
- Apresentar o curso à comunidade - Tomar conhecimento dos trabalhos realizados por alunos - Desenvolver capacidades interpessoais, de organização e cooperação |
Toda a comunidade escolar |
Conceição Marques Daniel Mota Elisabete Morais Joaquim Alves Pedro Nuno Silva Susana Oliveira |
100€ |
|
8 e 9 de abril 2015 |
Mostra vocacional: Exposição de trabalhos realizados, ao longo do ano letivo, pelo curso profissional de Design de Interiores e Exteriores |
- Divulgação e promoção do curso de Design de Interiores e Exteriores. - Conhecer e compreender o Design como uma disciplina direcionada para diversas áreas profissionais - Sensibilizar a comunidade escolar para a importância do Desig. |
Comunidade educativa |
António Paiva José Tenreiro Joaquim Silva |
A definir |
|
8 e 9 /4 /2015 |
Workshops temáticos |
- Desenvolver hábitos de cidadania e partilha de conhecimentos na Comunidade Escolar; - Promover a articulação com a Comunidade Escolar. |
Alunos do 2º e 3º ciclo Comunidade educativa |
Ana Andrade Cecília Albergaria Helena Vilaça José Carvalho Palmira Barbosa |
50€ |
|
8 e 9 /4 /2015 |
Colaboração na Feira de Produtos |
-Promover a articulação com a comunidade escolar. |
Comunidade educativa |
Ana Andrade Cecília Albergaria Helena Vilaça José Carvalho Palmira Barbosa |
30€ |
|
9-04-2015 Manhã. |
Dia D. |
- Promover o convívio entre todos os elementos da comunidade escolar através de atividades lúdicas e desportivas. |
Comunidade educativa. |
Todos os docentes de Ed. Física Núcleo de Estágio |
200€ |
|
3º Período |
Visita de estudo ao litoral de Gaia |
-Compreender a dinâmica das zonas costeiras. - Compreender a necessidade do homem intervir de forma equilibrada nas zonas costeiras, respeitando a dinâmica das zonas costeiras. - Conhecer Geomonumentos do litoral de Gaia. |
Alunos dos 11ºA, B e C |
Aurora Alves Ana Isabel Bruno Rolo |
0 |
0 |
20 de abril até 1 de maio
|
Estadia profissional (Séjour professionnel) Chegada provável da professora francesa entre 18 a 19 de abril e partida provável a 2 ou 3 de maio |
- Trocar experiências pedagógicas - Partilhar saberes - Dinamizar atividades em língua francesa - Favorecer uma educação intercultural |
SELF- 8º F |
Equipa SELF |
50 € para materiais |
|
Maio 2015 |
Jornadas de Computação Gráfica e Multimédia da |
2º Ano do CPTGPSI Cursos vocacionais Multimédia |
Elisabete Morais Conceição Marques Pedro Nuno Silva Joaquim Alves |
200€ |
||
Maio 2015 |
Salinas a Aveiro- Visita ao museu marítimo de Ílhavo, passeio de barco na ria de Aveiro e visita à Marinha Grã Caravela (salina) |
- Conhecer a biodiversidade de espécies animais e de plantas características do salgado e da produção do sal. - Observar os Ecossistemas aquáticos de pisciculturas, marinha e sal, descobrindo os canais de Aveiro. |
8º ano da PALM |
Professores de Ciências Naturais da PALM e a interdisciplinaridade a definir |
15 por aluno |
|
Maio |
Concurso de Ilustração – 5º ano Interdisciplinaridade com a Biblioteca da PALM e a disciplina de Português |
- Promover hábitos de leitura; - Desenvolvimento da imaginação e sensibilidade dos alunos. |
Alunos do 5º ano (Educação Visual) |
Cecília Albergaria Helena Vilaça Palmira Barbosa Equipa da Biblioteca |
10€ |
|
6 a 11 de maio |
Comemoração do dia da Europa, 9 de Maio ( exposição na biblioteca da escola) |
-Desenvolver pesquisa, organização, análise, tratamento, apresentação e comunicação de informação sobre a Europa - Desenvolver a predisposição para estar informados geograficamente e ter uma atitude crítica face à Europa; |
7ºano 10 ano 11º ano |
Solange Martingo JoaquimTavares António Lopes Anabela Gonçalves |
1 tin-teiro (20€) |
) |
Maio 2015 |
Visita de Estudo a Lisboa |
- Reconhecer a importância do ordenamento do território; - Debater medidas passíveis de atenuar as assimetrias regionais; - Equacionar os principais problemas urbanos; |
10º e 11º anos de Geografia A |
Anabela Gonçalves António Lopes |
70€ por aluno |
|
Final de Maio |
Exposição na biblioteca da escola E.B. 2,3 PALM subordinada ao tema “As artes musical e plástica nos séculos XX e XXI” (exposição de trabalhos realizados pelos alunos) |
- Identificar caraterísticas da arte de diferentes povos, culturas e épocas - Desenvolver projetos de pesquisa em artes - Perceber o valor das artes nas várias culturas e sociedades, no dia-a-dia das pessoas. |
Todas as turmas do 5º, 6º 7º e 8ºs anos de escolaridade |
Helena Magalhães Isabel Ventura Ana Andrade Helena Vilaça Cecília Albergaria Palmira Barbosa José Manuel Carvalho |
20 euros |
|
29/05/15 |
Audição comentada “As artes musical e plástica nos séculos XX e XXI”, pelo Clube de Música e alunos de EV e ET (2º ciclo) e alunos da turma PIEF, no polivalente da Escola E.B. 2,3 PALM |
- Participar ativamente no processo de produção artística - Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação, aplicando diferentes saberes - Saber trabalhar em grupo |
Clube de Música Alunos de EV e ET (2º ciclo) Alunos da turma PIEF |
Helena Magalhães Isabel Ventura Ana Andrade Helena Vilaça Cecília Albergaria Palmira Barbosa José Manuel Carvalho |
20 euros |
|
05/06/15 |
Sarau das Expressões – participação com dois números rítmicos com turmas de 5º e 7º anos de escolaridade, no Ginásio da Escola Secundária |
- Participar ativamente no processo de produção artística - Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação, aplicando diferentes saberes - Saber trabalhar em grupo |
Alunos dos 5ºs e 7ºs anos de escolaridade |
Helena Magalhães Isabel Ventura Outros professores do Departamento de Expressões |
0 |
0 |
5-6-2015 |
Sarau das Expressões |
- Promover o convívio entre todos os elementos da comunidade escolar. - Demonstrar o produto final do trabalho desenvolvido ao longo do ano nas turmas. |
Comunidade educativa. |
Docentes do Departamento. |
500€ |
|
Junho de 2015 Após exames |
Profissional por um Dia |
- Favorecer a aproximação ao mundo do trabalho; - o conhecimento de diversas funções profissionais e da cultura laboral; - a projeção de si próprio num papel profissional. |
Alunos de 11.º e 12.º anos CH |
Filomena Almeida |
0 |
0 |
Custos previstos (subtotal 3º período) |
1 400 |
|||||
Custos previstos - TOTAL |
4 275 |
|